Palmela, uma terra de contrastes entre as colinas da Serra da Arrábida e o estuário do Rio Sado.
Apenas 40 kms de Lisboa, Palmela apresenta natureza, património, gastronomia, vinhos premiados, artes e ofícios, golfe e as belas praias da Arrábida, bem como alojamento de qualidade.
Palmela foi habitada desde tempos pré-históricos por conta de sua localização privilegiada e estratégica. O nome Palmela parece ter origem na palavra “Balmala”, usado pelos muçulmanos que ocupavam a região no séculos VIII e XIX.
Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, conquistou o castelo e a região aos mouros e concedeu Palmela seu primeiro foral em 1185.
O facto do castelo de Palmela ter sido escolhido para ser a sede da Ordem Militar de Sant’iago da Espada durante cinco séculos, é uma marca de sua identidade.
Hoje, o centro da Vila de Palmela é um lugar tranquilo, com suas praças típicas e monumentos que transformam Palmela num encontro com a história.
Desde há mais de 150 anos que podemos encontrar em Palmela a paixão pela música e pelo vinho, que juntamente com a sua história, paisagem e gastronomia, fazem desta vila um ponto de passagem obrigatória para quem visita Portugal.
Links de interesse
- Câmara Municipal de Palmela: www.cm-palmela.pt
- Rota de Vinhos da Penísula de Setúbal: http://www.rotavinhospsetubal.
com - Sociedade Filarmónica Humanitária – www.sfh.pt
Onde comer?
Restaurante D. Isilda – www.restaurantedonaisilda.com
Fotos e vídeos
As fotos e vídeos aqui apresentadas são da autoria de Dragonfly Photography.