Andy Scott

Andy Scott

  • Palesta: O saxofone crossover – 12 de julho
  • Masterclasse – de 13 a 14 de julho
  • Concerto – “The Saxophone and the Wind Orchestra” – 13 de julho

Andy Scott é um músico altamente criativo e versátil, respeitado internacionalmente pelas suas performances no saxofone, composições, colaborações e projetos musicais.

Quase 30 anos como músico profissional. O ano passado Andy fez uma tournée por Hong Kong, Macau e Austrália, participou no concerto de encerramento do Congresso Mundial de Saxofone em Estrasburgo, que ocorreu no Dia da Bastilha, com o Grupo de saxofones, SaxAssault.

Andy já percorreu o mundo. Gravou um CD a partir das profundezas da selva no México com o seu parceiro de Duo, o percussionista Dave Hassell, fez oito digressões pelo Japão como membro dos Apollo Saxophone Quartet e inúmeros concertos em Festivais de Música com os London Saxophonic e o lendário Moondog, realizados nas principais salas de concerto do Reino Unido, incluindo o Wigmore Hall & Royal Albert Hall.

Como compositor autodidata, ganhou um prestigiado prémio, o British Composer Award em 2006, com seu duplo concerto de saxofone ´Dark Rain`, e foi nomeado BASCA em 2012 e 2015. Andy é muito requisitado pelos principais solistas e ensembles para compor novas peças. Obras suas foram recentemente estreia mundial no Carnegie Hall NYC & Royal Albert Hall, em Londres. Branford Marsalis fez a estreia mundial de seu concerto de saxofone com a Scottish Chamber Orchestra, conduzido por Clark Rundell, em 2012 e em 2016 foi encomendado um concerto a pedido da estrela Americana do trompete, S Rex Richardson & guitarrista clássico britânico Craig Ogden.

Andy recebeu um prémi, PRS Biennial Award pela composição de uma obra de 20 minutos intitulada “A Child Like You” para os Foden`s Brass Band, a harpista Lauren Scott e a cantora Anna-Clare Monk, que foi estreada ano passado no Queen Elizabeth Hall, em Londres, com transmissão na BBC Radio 3 e uma segunda apresentação em Glasgow integrada nas Commonwealth Games Celebrations. Desde 2008 que Andy é compositor residente dos Foden`s Brass Band.

Em 2000, Andy foi nomeado professor de saxofone no Royal Northern College of Music, em Manchester. Cumulativamente, foi nomeado professor de Composição. É co-director Artístico com Rob Buckland do maior evento anual de saxofone da Grã-Bretanha, o RNCM Saxophone Day (est.2001).

Andy criou o World Tenor Saxophone Consortium em 2005 e lançou uma plataforma online para repertório de saxofone tenor (financiada pelo RNCM).

Em 2012, lançou o Índex de Saxofone Tenor, patrocinado pela Selmer Paris e as suas obras são publicadas exclusivamente pela Astute Music.

Andy é um saxofonista clássico que explora as possibilidades de fusão da música clássica com o jazz, funk, Latin e World Music, o que se reflete tanto na sua forma de tocar como na sua forma de compôr.

1