Carlos Canhoto Duo

Carlos Canhoto Duo

Carlos Canhoto Duo

Neste concerto, Carlos Canhoto apresenta-nos algumas das peças do seu mais recente CD “Shout”, em duo com a pianista Natalia Riabova. O reportório é paradigmático da representação expressiva da dialéctica entre a vida e a morte e é simultaneamente expressão profunda e rigor formal.

Carlos Canhoto

Carlos Canhoto é doutor em Música (ramo de Performance) pela Universidade de Aveiro, tendo sido o primeiro saxofonista português a obter esta habilitação. Licenciou-se em Saxofone e Música de Câmara no Conservatoire National de Cergy-Pontoise, França, na classe de Jean-Yves Fourmeau, com a classificação de Médaille d’ Or. Licenciou-se também em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.

Tem trabalhado com diversos compositores na criação de nova música, tendo feito a estreia absoluta de obras de compositores como Christopher Bochmann, Antonin Servière, Pedro Amaral, Amílcar Vasques Dias, António Chagas Rosa, José Carlos Sousa, Eduardo Patriarca, Sérgio Azevedo, Paulo Vaz de Carvalho, Duarte P. Dinis Silva, Helder Gonçalves ou Anne Victorino d’Almeida ou Fernando Lapa, entre outros. Fez também diversas estreias nacionais, que incluem obras relevantes como o Quartett op. 22 de Anton Webern. Tem dado especial importância à música de câmara para saxofone e outros instrumentos, integrando várias formações. É membro fundador do Síntese – Grupo de Música Contemporânea.

É investigador integrado no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD).

É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É também professor nos conservatórios da Guarda, Covilhã e Castelo Branco.

Carlos Canhoto é artista Vandoren e Selmer.

Natalia Riabova

Natalia Riabova estudou no Conservatório Estatal M. I. Glinka da cidade de Nijni Novgorod, Rússia. Participou como acompanhadora em várias Masterclass ao lado de músicos como: Ivry Gitlis, Michael Collins, Carl Leister, Alex Klein, David Fruwirth, P. Markelo, Daniel Rowland, entre outros.

Participa como pianista acompanhadora em vários concursos. Tem uma actividade muito profícua na área da música de câmara, apresentando-se regularmente também como solista. É Professora – Adjunta na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco. É pianista acompanhadora na Escola Profissional de Artes da Covilhã. Colabora regularmente como pianista convidada com a Orquestra Gulbenkian.

1