Mário Marques

Mário Marques

Mário Marques

Mário Dinis Marques Nasceu em 1972 na cidade de Alcobaça. Estudou no saxofone no Conservatório de música de Lisboa. Em 2002 concluiu a licenciatura em saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa e em 2105 o Doutoramento na Universidade de Évora.

Tem integrado regularmente como músico solista a Orquestra Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra do Algarve.

A solo tocou com Orquestra das Beiras o “Concertino para saxofone tenor e Orquestra” de Bob Mintzer; Banda Sinfónica Portuguesa com a qual estreou o “Duplo concertino para Sax tenor , tuba e banda sinfónica” de Luís Cardoso; Banda Sinfónica da P.S.P.; Banda da Armada Portuguesa o “Concerto para saxofone e Banda Sinfónica”  de Mike Mower, Sinfonieta de Lisboa o Concerto for Stan Getz” de R.R.Bennett e a Banda Sinfónica de Alcobaça.

Colaborou em vários programas de Televisão e Teatro Musical e gravou com diversos grupos portugueses como “The Gift”; ” Silence4”; “Deolinda”; ”Bernardo Sassetti” ,“Amália hoje” entre outros.

Tem ainda como seus projectos pessoais os grupos Tubax, Rondó da Carpideira, The Postcard Brass Band e o Quarteto de Saxofones Saxofínia, onde para além de músico, trabalha na produção e edição discos e com os quais tem merecido o crédito de  inúmeros compositores tais como: Daniel Bernardes; Eurico Carrapatoso; Bernardo Sassetti; Cristopher Bochmann; Jon Hansen; Luís Cardoso; Luís Pena, Howie Smith; Petri Keskitalo, Jerry Grant, Jim Self, Mike Fitzpatrick entre outros.

Foi artista residente do Cine-teatro de Alcobaça no ano de 2008 onde apresentou os projectos “Zoom In – A música de Daniel Schnyder e Música de Anders Paulsson “ para saxofone soprano, Coro Misto & Órgão.

Músico multifacetado e produtor musical de diversos discos tem aplicado essa experiência no estudo da interpretação musical e prática performativa da linguagem crossover apresentando artigos em diversas conferências. É professor auxiliar no Departamento de Música da Universidade de Évora onde para além de docente é adjunto da Direção do Departamento de Música.

1