HeartBreakers

HeartBreakers

  • Concerto – “O saxofone e a Electrónica” – 15 de julho às 21:30

HeartBreakers

Um quarteto de saxofones, um piano, um baixo eléctrico e uma percussão formam os HeartBreakers, que surgem no Festival Internacional de Saxofone do Porto—SaxoPorto’15. Este grupo explora sonoridades que quebram convenções da tradição clássica ao chamar a esta os universos de fronteira das linguagens minimal, rock e electrónica. Para além do formato acústico, os seus concertos têm uma componente audiovisual repleta de virtualidades, boombox e vídeo.

Francesca Serafini

Formou-se no Conservatorio “A. Casella” de L’Aquila (Itália) com a máxima classificação, louvor e menção honrosa. Aperfeiçoou-se em música de câmara na Academia de Musica de Fiesole com Bruno Canino e o Trio di Milano. Atuou em Itália, Portugal, Áustria, Alemanha e, em formações de câmara. Em 2015 foi convidada para 2 concertos na Roosevelt University de Chicago em duo com a pianista Daniela Ignazzitto. Atualmente é pianista acompanhadora no Conservatório de Música do Porto.

Gilberto Bernardes

Saxofonista que tem dedicado especial atenção aos domínios da música contemporânea tanto a solo como no seio de vários ensembles como a Oficina Musical, Quarteto de Saxofones do Porto, Quarteto Unisax e Banda Sinfónica Portuguesa. Professor na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco  e Escola Profissional de Música de Espinho e investigador sénior no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores—Tecnologia e Ciência.

Guilherme Bogas

Licenciado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto em 2000. Participou em masterclasses com com Mario Marzi, Ed Boggard, Arno Bornkamp e Claude Délangle. De 2001 a 2004 foi membro da Orquestra de Jazz da ESMAE e desde 2002 é membro do Quarteto Unisax. Participou em projetos como Orquestra Portuguesa de Saxofones, 4jazz Quartet, Nikouala, OLVS Big Band e Infusion. Leciona nos Conservatório de Música de Barcelos e do Vale do Sousa.

Isabel Anjo

Efectuou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Porto e na ESMAE—Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. É membro fundadora e saxofonista dos agrupamentos: GayaQuintet, Unisax, HeartBreakers e BandaSinfónica Portuguesa. É coorganizadora do Festival Internacional de Saxofone do Porto—SaxoPorto. Leciona saxofone na Academia de Música de Paços de Brandão, Fórum Cultural de Gulpilhares e Conservatório de Música do Porto.

Paulo Filipe de Carvalho

Licenciado em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro em 1999. Professor das Classes de Conjunto de Jazz do Conservatório de Música do Porto. É diretor musical de várias orquestras jazz, latin e rock e actual assistente musical da RTP2 depois de ter trabalhado como músico, arranjador e diretor musical em programas da RTP1 de 2001 a 2010. Integra o sexteto Sonus Faber desde 2011 e o septeto Heartbreakers desde 2015.

Paulo Costa

Licenciou-se em Percussão pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. Líder e compositor do grupo “pLoo”, membro fundador dos grupos “Glauco” e “Triedro” e membro dos Drumming. Participa em  projectos de diferentes áreas musicais tais como Jazz, Músicas do Mundo, Música Contemporânea e Improvisação. É compositor e músico acompanhador de dança contemporânea. Paulo Costa lecciona Percussão no Conservatório de Música do Porto.

Rosa Oliveira

No seu percurso académico passou pelo Conservatório de Música do Porto e ESMAE. Leccionou nos Conservatórios de Águeda, Barcelos e Braga. É membro fundador dos grupos Clar&Sax, Unisax e Heartbreakers. Coorganizadora do festival de saxofone SaxOporto2015, realizado no Conservatório de Música do Porto, instituição onde lecciona actualmente.

1