Mario Marzi

Mario Marzi

  • Masterclasse – de 11 a 14 de julho
  • Concerto – “The Saxophone Crossover” – 13 de julho
  • 6º Concurso Internacional de Saxofone “Vitor Santos” — Juri

Mario Marzi graduou-se em saxofone no Conservatório Rossini de Pesaro. Logo depois especializou-se no Conservatory of Bordeaux com Jean-Marie Londeix sendo no final premiado com o prestigiado Prix du Premier Ministre et Médaille d’Or à l’unanimité.

Mario é também o vencedor de nove competições italianas e quatro internacionais.

Geralmente apresenta-se com a RAI Symphonic Orchestra de Turin, a Santa Cecilia National Academy of Rome, a Arena of Verona Orchestra, o Teatro Comunale of Florence, o Teatro alla Fenice of Venice, a Italian Swiss Orchestra e a Caracas Symphony Orchestra.

Colaborou durante mais de vinte anos com a Teatro alla Scala Orchestra e com a La Scala Philharmonic Orchestra, sob a batuta de maestros como Riccardo Muti, Carlo Maria Giulini, George Prêtre, Lorin Maazel, Luciano Berio, Semyon Bychkov, Giuseppe Sinopoli, Wolfang Sawallisch, MW Chung, Gustavo Dudamel, Claudio Abbado, Riccardo Chailly e Daniel Harding.

Apresenta-se muitas vezes com Riccardo Muti e é regularmente convidado para se juntar a Zubin Mehta e a Maggio Musicale Fiorentino Orchestra em tournés.

Tem tocado em vários festivais e participado em concertos por todo o mundo: Veneza, Milão, Pesaro, Salzburg, Atenas, Madrid, São Petersburgo, Cidade do México, Nova York, Tóquio, Leipzig, Wien, Berlim, Los Angeles, Pequim, Bruxelas, Moscou e Barcelona …

Tem um profundo interesse pelo repertório musical do século XX e algumas composições contemporâneas têm-lhe sido dedicadas.

Editou um CD com alguns dos grandes concertos escritos para saxofone e orquestra com a Giuseppe Verdi Symphony Orchestra, dirigida por Hans-Jörg Schellemberger.

Mario Marzi leciona saxofone no Giuseppe Verdi Conservatory em Milão e também ministra  masterclasses por todo o mundo: Porto, Amesterdão, Lisboa, Frankfurt, Pequim, Washington, Londres, Viena, Sydney da academia e Caracas, no projeto da Abreu – El Sistema.

Tem sido membro do júri de alguns dos principais concursos de saxofone, incluindo o prestigiado International Adolphe Sax Competition, em Dinant, Bélgica.

É representante da Mulligan Publishing em Itália e o autor de várias partituras educativas para a Carisch Ed.

Mario é membro do Bros. Quartet.

Escreveu o livro – O saxofone – publicado em Outubro de 2009 (Zecchini Ed. Milan).

1