AiDuo

AiDuo

AiDuo

  • Concerto – “Chamber Music space”

Fundado em 2011 pela vontade de dois jovens músicos diplomados pela Escola Superior de Música de Lisboa. Surgiu acima de tudo pela grande amizade e vontade de tocar em conjunto.

Pretende dinamizar o repertório tradicional para Saxofone e Piano e acima de tudo participar na criação, desenvolvimento e divulgação de repertório português e contemporâneo, colaborando directamente com compositores.

Apesar da sua recente formação, destacam-se as apresentações no Festival Internacional de Saxofones de Palmela (2014) e em Salas de Espectáculo como Teatro São Luiz (Lisboa), Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos (Figueira da Foz) e Auditório Fernando Lopes Graça (Almada). O grupo AiDuo conta já com algumas estreias e dedicatórias de obras de compositores como Tiago Cabrita (Portugal), Ida Gotkovsky (França) e Yiau Daniel (Singapura), Baljinder Sekhon (EUA) e Tomás Borralho (Portugal), incluídas no seu primeiro álbum “On the way…”, lançado em Maio de 2016.

AiDuo é composto por Artur Mendes no Saxofone e Iryna Brazhnik no Piano.

Artur Mendes – Saxofone

Nasceu na Figueira da Foz em 1986 e é Mestre em Saxofone Performance pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Iniciou os seus estudos musicais com António Jesus e, posteriormente, estudou Saxofone no Conservatório de Música
David Sousa com José António Firme, na Escola Profissional de Música de Espinho com Francisco Ferreira e na Escola Superior de Música de Lisboa com José Massarrão.

Em 2008 foi admitido na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.

Apresentou-se como solista com a Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional, com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e com a Banda Sinfónica da GNR.

Das suas participações em Concursos destacam-se os prémios obtidos no “II Concurso de Música Terras de La Sallette” (2007), no “Prémio Jovens Músicos” RTP/Antena2 e no “IV Concurso Internacional de Saxofone Vitor Santos” (2012).
Apresentou-se em Portugal, Espanha, Alemanha, República Checa e Taiwan.

Artur Mendes é Artista SELMER PARIS e VANDOREN.

Iryna Brazhnik – Piano

Iniciou os seus estudos de Piano com Tatiana Yakovinich, prosseguindo-os na Escola de Música
M. Lysenko (Kiev) com Iryna Lipatova, Tatiana Abaeva e Boris Federov.

Concluiu a Licenciatura e o Mestrado na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor
Miguel Henriques.

Foi premiada pela Caixa Geral de Depósitos e pelo Instituto Politécnico de Lisboa como melhor aluna no ano-lectivo de 2010/2011, na Escola Superior de Música de Lisboa.

Foi premiada no “Concurso Internacional A. Zatin” (Ucrânia), no “V Concurso Internacional Cidade do Fundão”, no XXVII Concurso Internacional “Smetana Piano Competition (República Checa), no “IX Festival Internacional de Música Ucraniana e Polaca F. Chopin” (Ucrânia) e no “III Concurso Internacional de Jovens Pianistas” (Geórgia).
Apresentou-se a solo com a Orquestra de Câmara de Kharkiv e com a Orquestra Sinfónica
da Escola Superior de Música de Lisboa.

É pianista acompanhadora no Conservatório de Música de Sintra e na Escola Superior de
Música de Lisboa e é regularmente convidada por diversos compositores a apresentar obras em
estreia absoluta.

1