António Luís Ribeiro

António Luís Ribeiro

António Luís Ribeiro

  • Orquestra de sacofones FISP – de 11 a 16 de julho
  • Concerto – “The Saxophone and the Chamber Orchestra” – 12 de julho
  • 6º Concurso Internacional de Saxofone “Vitor Santos” — Juri

Natural de Caldas das Taipas, começou a estudar música na Banda Musical de Caldas das Taipas com 11 anos. Em 1995 ingressou no Conservatório de Música do Porto na classe de saxofone do professor Francisco Ferreira. Posteriormente, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, onde conclui a Licenciatura.

Diplomado em Saxofone, Pós-Graduado em Pedagogia do Saxofone e Mestre em Ensino da Música, especializou-se em vários cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no estrangeiro, com os melhores professores, como Daniel Deffayet (Professor Honorário do Conservatório Superior de Paris), Claude Delangle (CNSMDParis), Jean – Yves Formeaux (Conservatório Cergy-Pontoise), Vincent David (Conservatório Versailles). Pierric Leman, Stephane Laporte, Joel Batteau.

Como solista já se apresentou por diversas vezes com a Orquestra de Sopros da Academia Valentim Moreira de Sá, Orquestra do Norte, Banda Militar do Porto, Orquestra de Sopros do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Orquestra de Sopros da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, com a Orquestra Portuguesa de Saxofones e Orquestra Sinfonieta do Porto.

Foi o primeiro saxofonista vencedor do 1º prémio do “Concurso Helena Sá e Costa”, concurso realizado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Editou em 2014 o CD “Metamorfoses” com a pianista Ingrid Sotolarova.

Tem sido convidado a realizar masterclasses, participar em festivais internacionais e em júris de concursos nacionais e internacionais. Em 2012 foi convidado a integrar o 35º International Saxophone Symposium, realizado em Washington, Estados Unidos da América, em 2015 esteve presente no 17º Congresso Mundial de Saxofone em Estrasburgo, onde entre outras apresentações, realizou 3 estreias mundiais de obras de compositores portugueses a si dedicadas.

É Director artístico da Orquestra de Saxofones do Minho e da Academia Internacional de Saxofone.

Lecciona a disciplina de saxofone na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e no Conservatório de Música do Porto. Desde 2010 é professor de Saxofone e Música de Camera no Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Tem desenvolvido ao longo dos anos, como pedagogo, uma classe de saxofone com alunos premiados em concursos nacionais e internacionais.

1